Dicas de Segurança

Revisão em 17h55min de 16 de janeiro de 2014 por Íris (Discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
< Metin2Wiki < Categoria:Info/Guias < Dicas de Segurança

Infelizmente, também no Metin existem “criminosos” que tentam a todo o custo te burlar ou entrar na conta. Estas dicas ajudam a prevenir que isso aconteça. O yang ou items perdidos não são devolvidos pela GF!

A seguinte lista ainda não se encontra completa, por isso deves sempre ser bastante cautoloso em geral.


Como tornar a conta segura

  • Numa grande parte as regras gerais de segurança aplicam-se ao teu computador. Qualquer computador ligado à Internet encontra-se em risco. Por isso é de extrema importância que o protejas com uma firewall, faças os updates do teu antivírus e instales todos os patchs de segurança o mais rapidamente possível. Certifica-te que proteges o Wi-Fi do teu router com uma boa password e encriptação. E, acima de tudo, não abras nenhum ficheiro que tenhas a mais mínima duvida da sua origem.
  • Quando crias uma conta, escolhe um nome que não usarias noutra qualquer circunstancia. Especialmente não cries personagens com o mesmo nome da conta.
  • Escolhe uma palavra-pass que tenha pelo menos 8 dígitos, combinando números, maiúsculas, minúsculas e símbolos (caracteres especiais como % @ # - + …). Em especial não deverás escolher palavras que constem do dicionário por exemplo, nomes, locais ou ainda marcas de carros ou de qualquer outra coisa. Evita também palavras-pass sequenciais como qwerty, 1234, abcd, etc.

Uma boa maneira de criar uma palavra pass segura é o seguinte: primeiro inventa uma palavra para que os hackers não tenham hipótese de adivinhar. A esta agora acrescentas letras e pontuação. “APhiesWa,dHkCH.” De seguida substitui as letras por números e caracteres especiais: “@Ph1esW4,dH<CH” O próprio site do Metin vai-te dando dicas sobre se a password é forte ou fraca, se for esta ultima não deves usa-la.


  • Uma vez que a 1ª palavra-pass é mandada para o email , sugerimos que a mudes novamente depois da 1ª aplicação. Os Emails não são seguros, por isso é fácil para um “criminoso” os ler.
  • Não forneças a ninguém (incluindo GM, membros do staff, amigos, etc) as informações da tua conta! (por vezes o nome/ID da tua conta é necessário para o Suporte mas NUNCA a tua palavra-pass). Os únicos sítios onde deves usas as tuas informações de conta é no site oficial: http://pt.metin2.gameforge.com/ e claro no próprio jogo, nenhum GM ou membro do suporte irá te pedir alguma password.
  • Não ligues a tua conta em nenhum computador que desconheças a sua segurança. Infelizmente, deves sempre esperar que possa existir um keylogger (programa que rouba os dados das contas) instalado. Se algum “amigo” te convidar para veres um grande jogo no seu computador, apenas deves fazê-lo se confiares nele a 100%. O mesmo principio se aplica à tua conta de email.
  • Também deverás ter uma boa palavra-pass no email para evitar que este seja hackeado e ainda eliminar qualquer email do Metin que contenha os dados da conta, como por exemplo a password, não te esqueças de eliminar do lixo electrónico/reciclagem/lixeira.
  • Mesmo o site do Metin pode não ser seguro dependendo do sitio onde o acedes! Certifica-te sempre que a pagina está assinalada com o símbolo de página segura segurança (https://) se não verificares este símbolo não ligues a tua conta!
  • Não uses “hacks” ou qualquer outras utilidades do género. A maior parte destes programas servem apenas para um propósito: roubar-te os teus acessos! Eles instalam vírus como troianos ou keyloggers. E entram ainda com maior facilidade se não possuíres uma firewall ou um Antivírus!
  • Não vás a sites que prometem maravilhas, pois são sites que apenas querem roubar os teus dados! Também chamado de phishing.

▲ Voltar ao topo ▲

Esquemas de fraude comuns

  • Um Esquema popular é oferecer um objecto de valor e troca-lo por um barato ou sem valor, mas que visualmente é exactamente igual. Por exemplo, negociar uma Armadura+8, mas depois trocar por uma +0, por isso certifica-te sempre, antes de clicar Aceitar, que o item é o correto ou que o valor do yang é o pretendido e não um valor menor!
  • Frequentemente, certos jogadores oferecem-se para te upar uma vês que lhes pagues em adiantado algum yang, mas depois desaparecem com o mesmo sem te ajudar de maneira nenhuma!
  • Outra variante, mais comum entre jogadores com contas de nível mais alto. Adquires uma conta com uma determinada personagem mas depois ficas sem ela e o restante. Exemplo: um jogador adquiriu um Guerreiro de nível 40, (contudo a conta encontra-se vazia de equipamentos) o jogador equipa a conta, e é convidado deixar fazer um ultimo duelo contra a antiga conta e depois rouba a conta bem como os equipamentos lá dentro!

Nota: Trocas/Vendas de conta não são permitidas e carecem de suporte, por isso evita estas situações!

  • Nunca emprestes itens, nem a “amigos”, nem com promessas de que o vão por melhor! Pois arriscaste a ver os 2 irem embora (o item e o suposto amigo).
  • Alguns jogadores desafiam-te a atirar alguma coisa valiosa para o chão a fim de te roubar. Alguns bots conseguem se teleportar e/ou pegar algo a grandes distâncias, por isso o mais provável é ficares imediatamente sem o item uma vez que o deites ao chão.
  • Outro truque é também chamado de “cross-trick”. Os jogadores fraudulentos dizem para pores o yang na janela e posteriormente põe o item no ferreiro, arrastando o “melhorado” para a tua janela, só que ao aceitares não irás ficar com nenhum item e o fraudulento com o yang.
  • Também acontece alguns jogadores criarem personagens de nomes idênticos a outros jogadores e põem-se a meio dos negócios na tentativa que negoceies com ele e não com a pessoa correta, por isso verifica sempre muito bem se estás a negociar com a pessoa certa.

▲ Voltar ao topo ▲

O que fazer quando sou alvo de tentativa de fraude?

Alguns dados virtuais tem algum valor, que são avaliados pela lei. Por isso se estiveres em dúvida não hesites em reportar o incidente à policia, tentativa de fraude é punível!


Veja também

▲ Voltar ao topo ▲